O governador Eduardo Riedel anunciou um conjunto de obras em Rio Negro, com foco na melhoria da infraestrutura urbana e rural e na expansão dos serviços de saneamento básico. A cerimônia para o lançamento destes projetos ocorreu neste sábado (31), no Salão Paroquial do município.
Durante o evento, o governador destacou a importância de trabalhar em conjunto com a população para entender suas necessidades. "Trabalho em conjunto. Compreender de maneira profunda as demandas de cada cidade, ouvindo as pessoas. Aqui entregamos asfalto no Santa Fe e já vamos fazer a licitação para prosseguir a pavimentação no bairro. Não tenho dúvida que esta cidade vai chegar a 100% de asfalto e irá universalizar o saneamento. Uma região que está em pleno crescimento", afirmou Riedel.
A primeira fase da pavimentação e drenagem do bairro Santa Fé, a área mais antiga e populosa da cidade, foi concluída com um investimento estadual de 12,2 milhões de reais. Para alcançar 100% de cobertura asfáltica, foi autorizada a licitação de uma segunda etapa, avaliada em 9 milhões de reais.
No setor rural, foram realizados investimentos de 5 milhões de reais para revestimento primário de três estradas vicinais, além da recuperação de 44,06 quilômetros. A reforma de quatro pontes de madeira sobre a Ponte Garimpo, Córrego da Roça, Córrego Retiro e Rio Acantilado Rio Negro teve um custo conjunto de 970 mil reais.
O prefeito Henrique Mitsuo Vargas afirmou que a gestão do governador é marcada pelo municipalismo e destacou o benefício das iniciativas para a população de Rio Negro. "O governador que leva o municipalismo para o Estado. Na sua gestão esta região não foi esquecida. No MS Ativo já acordamos para chegar a 100% de asfalto. Quem ganha com isto é a população", disse.
A cidade também está investindo em saneamento básico, com a introdução de um Sistema de Esgotamento Sanitário que visa a universalização do serviço. A ampliação da rede coletora incluiu 17.485,64 metros de novas conexões, 1.221 ligações domiciliares, uma estação elevatória e 2.711,11 metros de linha de recalque. Os bairros Centro, Santa Fé, Bairro Alto, Cohab 2, Jd. Novo Horizonte e Santa Luzia foram incluídos no projeto.
Renato Marcílio, diretor-presidente da Sanesul, celebrou a conquista. "Alegria enorme entregar uma Estação de Tratamento de Esgoto da cidade. Antes a cobertura era 0% e agora já chega a 78%, rumo a universalização do serviço. Saneamento é saúde e estamos felizes em entregar estas obras", observou.